terça-feira, 29 de julho de 2008

Tribos e Grupos Étnicos - Ewe

Ewé Folhas sagradas na língua Yoruba e do "Povo do santo”. Éwé é um grupo étnico da África Ocidental.
A língua éwé ou ewe é uma das Línguas kwa falada por cerca de três milhões de pessoas, principalmente em Gana, Togo e em Benin. Ewe é parte de um grupo de línguas relacionadas comumente chamado Gbe, estendendo-se da Gana oriental à Nigéria ocidental. Outras línguas Gbe incluem Fon e Aja. Como outras línguas Gbe, Ewe é uma língua tonal.
O africanista alemão Diedrich Hermann Westermann publicou muitos dicionários e gramáticas de Ewe e várias outras línguas Gbe. Outros lingüistas que trabalharam na Ewe incluem Gilbert Ansre, (tom, sintaxe), Hounkpati B. Capo (fonologia, fonética), Herbert Stahlke (morfologia, tom), Roberto Pazzi (antropologia, lexicografia), Felix K. Ameka (semântica, lingüística cognitiva), Alan Stewart Duthie (semântica, fonética) e Chris Collins (sintaxe).
É uma língua derivada do extinto falado no reino de Aja que ficava no Sul dos atuais Togo e Benin, mais precisamente durante o século XIV. Também conhecida em algumas localidades como Jeje. O ewe é uma língua do grupo Níger-Congo.
Fon - etnia do oeste da África, Língua Fon. É uma parte do grupo Gbe e pertence à sub-família kwa da família Níger-Congo. O Fon é falado na África Ocidental, principalmente no Benin por aproximadamente 1.7 milhões de falantes e 35.500 em Togo na Nigéria. Como outras línguas Gbe, o Fon é uma língua analítica com uma ordem básica de palavra SVO. Nomes alternativos: Fo, Fongbe, Fonnu, Fogbe, Dahomeen, Djedji (Jeje).
Aja - língua do grupo Níger-Congo falada no Benin e Togo. Ramos das Línguas nilóticas ou Línguas Nilo-saarianas falada no Sudão.
As línguas nigero-congolesa são uma família de línguas, sendo o maior das línguas africanas, tanto quanto ao número de falantes, quanto à área geográfica ou ao número de línguas. Podem mesmo ser o maior grupo do mundo em termos de número de línguas diferentes, embora esta seja uma questão complicada devido às diferentes opiniões sobre o que é uma língua diferente. Quase todas as línguas da África subsaariana pertencem a este grupo. Uma propriedade comum destas línguas é o uso de um sistema de classes para os nomes.
As línguas nilóticas são o ramo oriental da família de línguas Nilo-saarianas. O seu nome está associado aos nilotas que, como o nome indica, habitam a região sul do vale do rio Nilo, desde a Etiópia à Tanzânia, mas tendo-se espalhado também para o interior, incluindo a República Democrática do Congo.
Um dos mais conhecidos povos deste grupo são os masai, com cerca de 800.000 pessoas divididas entre o Quênia e a Tanzânia; os acholi do Uganda são outro povo nilótico.
Por Gabriela Imani

Nenhum comentário: